Natal Shopping fecha 2023 superando expectativas

 

Empreendimento atrai novos negócios, consolida o Alpendre como destino de gastronomia e lazer, ganha prêmio com a mascote Naty e aposta na agenda ESG

O Natal Shopping fecha o ano de 2023 celebrando conquistas importantes. Entre elas, inauguração de novos espaços, chegada de mais operações, consolidação da mascote Naty, além de investimentos na agenda ESG. E muito mais ainda está por vir em 2024. Sempre com foco na experiência do cliente. 

O ano de 2023 não iniciou da mesma forma que se encerra, como aponta o superintendente do Natal Shopping, Felipe Furtado. “Começamos observando o mercado, que apresentava uma certa lentidão. Mas no desenrolar, conseguimos aquecer, fechando o ano com 18 novos negócios, um volume bastante importante para esse cenário. Além disso,  neste ano fizemos alguns movimentos relevantes”, aponta.

Um desses movimentos a que Furtado se refere é o Alpendre, espaço de gastronomia e lazer inaugurado em fevereiro deste ano. “Foi uma virada de chave, uma mudança de ponteiro significativa. Desde que foi inaugurado, vem se consolidando como destino do público potiguar, com o cliente realmente usufruindo o espaço, aproveitando as atrações que proporcionamos, o espaço para pets, o playground para as crianças, a área gastronômica e a de convivência”, detalha. 

E, para fechar 2023 ainda mais estrelado, o martelo foi batido para a chegada do restaurante Dom Ferreira Forneria. A marca recifense vai ocupar uma área de 323 metros quadrados na Alameda Gourmet – que já conta com nomes de peso como Nemo Sushi, Madero, Café São Braz, San Paolo e Daguia Tortas Finas. O restaurante tem forte presença na capital pernambucana, com 20 anos de sucesso e duas unidades: a mais tradicional na praia de Boa Viagem e a mais recente, inaugurada no shopping RioMar desde 2020.

“Esses dois pontos se consolidam como os destaques do ano, e têm como foco o pilar de entretenimento e lazer, que vai seguir como nosso principal farol para 2024, de forma que as ações voltadas para essa área repercutam nos nossos resultados de varejo como um todo, como atração para o cliente”, projeta Furtado.

Com isso, o NAT fecha o ano com uma alta ocupação. “Obviamente, devemos ter um volume de fechamento de negócios bem menor no ano que vem por conta desses expressivos números alcançados agora. Mas manteremos uma curadoria focada em gastronomia, entretenimento e lazer, para consolidar ainda mais o Natal Shopping como um polo de atração para as famílias, pensando no público infantil, que demanda atrações para se divertir”, planeja.

No que se refere aos resultados em vendas, o ano de 2023 está sendo fechado com uma performance com mais de 10% em relação ao período anterior. Esta é a mesma previsão para 2024: um crescimento de 10% em relação a 2023.

 

Consolidação da mascote Naty

 

Em se tratando de atrações infantis, o Natal Shopping só tem a comemorar: conquistou um dos reconhecimentos mais importantes do setor varejista em nível nacional, o Prêmio Abrasce, concedido pela Associação Brasileira de Shopping Centers e conhecido como o Oscar do Varejo. 

Com o case “Naty, a mascote: construindo memória afetiva e conexão emocional desde a infância”, o empreendimento levou troféu de ouro na categoria de Eventos e Promoções pela atuação de impacto da personagem em suas atividades para o público infantil. Essa é a primeira vez que um shopping do RN ganha o Prêmio Abrasce.

Criada em 2021, a Naty é uma elefantinha amarela que nasceu assim em homenagem ao estado do Rio Grande do Norte, cujo formato lembra um elefante e recebe os fortes raios do sol durante boa parte do ano. Foi a cliente mirim Olga Araújo, 11 anos, que ganhou o concurso de desenho realizado com votação do público por meio do perfil no Instagram do shopping.

“Nós pensamos na Naty para representar tudo o que o NAT tem como prioridade na sua atuação. Ela é comprometida com as causas sociais e ambientais, valoriza a cultura local, e transmite essas mensagens de forma muito lúdica para as crianças, enquanto encanta também os adultos em muitas das nossas ações”, relata Diana Petta, gerente de marketing do empreendimento.

Com seu livro ‘Naty e a Natureza’ (também com versão em braile), a personagem destaca os cuidados com o meio ambiente e leva esse conteúdo também como peça musical de forma gratuita para as escolas, com o “Naty nas Escolas”. O projeto é uma ferramenta para educar as futuras gerações sobre práticas sustentáveis, como reciclagem e consumo consciente.

A mascote também tem um parque voltado para crianças de até 10 anos com a galeria da Naty, biblioteca, jogos, palco para apresentações infantis e os livrinhos de atividades ‘Vamos brincar com a Naty’. Ela está sempre  presente nas datas comemorativas do shopping, quando atrai seus fãs mirins, cujo encontro é sempre uma grande festa. 

 

Compromisso com o meio ambiente

No mais tradicional shopping da capital potiguar, até 60% do volume de água utilizado nas torneiras consegue ser economizado graças às estratégias tecnológicas adotadas, como um software de automação responsável por monitorar o consumo de água em toda a estrutura. 

Outra medida é o sistema de Osmose Reversa que, ao tratar a água do poço que abastece o shopping, reaproveita um volume que seria descartado, destinando essa água para os mictórios dos banheiros masculinos, sanitários e irrigação de jardins. 

Comprometido com a bandeira da reciclagem, o empreendimento também destina o material descartado por lojistas e clientes para cooperativas de reciclagem. Somente de janeiro a outubro deste ano, tiveram destinação correta mais de 170 toneladas de resíduos.

Os clientes também podem trazer de casa os resíduos de plástico, papel, vidro, metal, eletrônicos, e até cápsulas de café e óleo de cozinha, para depositar no Hub de Reciclagem que fica na praça de alimentação. Para incentivar a conscientização, o shopping também instalou um Reciclômetro, que mede em tempo real o montante que já foi reutilizado com a ajuda dos clientes e lojistas do empreendimento.

Além disso, os restos de comida deixados pelos clientes na praça também são reaproveitados, em uma parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), e viram adubo orgânico que é comercializado no espaço Sustentabilidade Transforma, ao lado da C&A. O valor arrecadado é usado para ações socioeducativas.

“Mesmo com todos esses resultados alcançados, vislumbramos ainda mais: junto à agenda Horizonte ESG Ancar 2030, pretendemos  reduzir o impacto das emissões de gases do efeito estufa até 2030, assim como realizar treinamento e sensibilização de 100% da força de trabalho no tema mudanças climáticas, bem como impactar todos os lojistas com as boas práticas de gestão de resíduos, entre outras medidas. Queremos de verdade fazer a diferença”, aponta Felipe Furtado.


 

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